Área de concentração e linhas de pesquisa

A concepção de pesquisa do PPGAdm-UFSC pode ser vista de uma visão sistêmica.  Os insumos são formados por um conjunto de capacitações e competências essenciais, com destaque para o Projeto Pedagógico (Área de Concentração, Linhas de Pesquisa e Projetos) e o Corpo Docente.

A ligação entre a Área de Concentração, as Linhas de Pesquisa e os Projetos leva em consideração todos os parâmetros de desempenho definidos pela CAPES.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

ORGANIZAÇÕES, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO

Uma vez que as organizações se constituem nas unidades sociais dominantes no mundo moderno, passando a ter papel central nos processos de desenvolvimento nas suas diferentes abordagens (econômica, cultural, humana, local sustentável, etc.). Assim, a preocupação na Área envolve o estudo de diferentes abordagens teórico metodológico aplicado na compreensão das relações estabelecidas entre as organizações, sua gestão, os efeitos de suas práticas, considerando diversas perspectivas de desenvolvimento. Privilegia a produção de estudos teórico-empíricos enfatizando a teoria, política e prática que possibilite compreender os determinantes do desenvolvimento da sociedade. Engloba ainda estudos relacionados a avaliação de empresas na perspectiva econômico-financeira, considerando-se diferentes atores interessados, bem como, o comportamento dos mercados capitais. Buscam-se reflexões a respeito dos novos modelos de gestão e organização do trabalho e seus impactos no desenvolvimento socioeconômico das localidades.

LINHAS DE PESQUISA

A seguir apresenta-se o descritivo das cinco linhas de pesquisa do PPGAdm (em ordem alfabética):

1. Finanças e Desenvolvimento Econômico: O foco principal desta linha de pesquisa é compreender como indivíduos e organizações fazem escolhas entre alternativas com retornos incertos ao longo do tempo. Dentro deste contexto, diversos tópicos relacionados são de interesse dos pesquisadores da área, desde o apreçamento e avaliação de ativos até finanças comportamentais e pessoais. Projetos de interesse para o mestrado e doutorado seriam: (1) o estudo de como a influência social (interação em redes sociais, ambiente familiar e ambiente de trabalho) pode moldar o comportamento do indivíduo no que concerne suas decisões financeiras; (2) alfabetização financeira e seu reflexo nas organizações públicas e privadas; (3) o método experimental em contabilidade e finanças.

Docentes:

o        Profª. Drª. Ani Caroline Grigion Potrich

o        Prof. Dr. Marcelo Menezes Reis

o        Prof. Dr. Marcus Vinicius Andrade de Lima

o        Prof. Dr. Newton Carneiro Affonso da Costa Jr.

o        Prof. Dr. Rogério João Lunkes

o        Profª Drª  Ana Luiza Paraboni

o       Prof. Dr. Wesley Vieira da Silva

2. Gestão Universitária: As instituições de educação superior, com destaque às universidades, constituem–se de sistemas educacionais de extrema relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, nos cenários nacional e internacional. A gestão destas instituições é tema de discussão permanente, especialmente a partir de sua expansão e interiorização no País. Em ambientes dinâmicos e de pluralidade de ideias, que promovem mudanças continuamente, como é o caso das universidades, a gestão profissional fortalece a busca por alternativas no ato de gerenciar fundamentado em ações estratégicas e de avaliação permanente.

Docentes:

o        Prof. Dr. Alexandre Marino Costa

o        Profª. Drª. Andressa Sasaki Vasques Pacheco

o        Prof. Dr. Irineu Manoel de Souza

o        Prof. Dr. Marcos Baptista Lopez Dalmau

o        Prof. Dr. Maurício Fernandes Pereira

o        Prof. Dr. Pedro Antônio de Melo

o        Profª. Drª. Luciane Stallivieri

o        Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes

3. Marketing e Estratégia nas Organizações:  O principal foco desta linha de pesquisa do PPGAdm é o estudo das interfaces de marketing e estratégias das organizações. As prioridades da linha são: (i) às análises do comportamento do consumidor; às técnicas e ferramentas estratégicas marketing de varejo e de serviços; o estudo de marcas; a epistemologia do marketing e à análise das tecnologias digitais; estudos relacionados, por exemplo, a estereótipos e discriminação racial, socioeconômico, gênero ou de deficiências de consumidores que causam efeitos sobre o marketing organizacional; e, (ii) formulação e implementação da estratégia; estratégia como prática social e de processos; aproximações da estratégia com temáticas contemporâneas (grand challenges) do fazer organizacional, tais como: abertura da estratégia; dimensão sociomaterial no strategizing; strategizing em contextos institucionais híbridos, pluralísticos e espaços digitais; práticas estratégicas de sustentabilidade; estratégias na administração pública e estratégias de internacionalização.

A linha tem o apoio dos Grupos de Pesquisa, registrados na UFSC e CNPq: NICO (Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e logística); Estratégia, Gestão e Sustentabilidade; Strategizing: Social Practices & Processes.

Docentes:

o        Prof. Dr. Bernardo Meyer

o        Prof. Dr. Marco Antonio de Moraes Ocke

o        Prof. Dr. Martin de La Martinière Petroll

o        Profª. Drª. Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda

o        Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha

o        Profª. Drª. Patricia de Sá Freire

4. Organizações e Sociedade: Relações entre organizações e sociedade, considerando principalmente questões referentes ao desenvolvimento. Destacam-se os seguintes temas: campos organizacionais, relação de poder, novas formas organizacionais, cultura nacional e organizacional, organizações e meio ambiente, transformações no trabalho, políticas públicas, pobreza e exclusão social, organizações e desenvolvimento territorial sustentável, economia social e/ou solidária, estudos organizacionais contemporâneos, estudos críticos em administração, isonomia, fenonomia, política cognitiva, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, dilemas paradigmáticos e enfoques da complexidade, gestão social, organizações da sociedade civil, gestão de organizações culturais, análise pragmatista das organizações, inovações sociais e sociologia econômica, representações sociais,  estudos de gênero e organizações agroalimentares e suas redes.”

Docentes:

o        Profª. Drª. Eloise Helena Livramento Dellagnelo

o        Prof. Dr. Fernando Guilherme Tenório

o        Profª. Drª. Helena Kuerten de Salles Uglione

o        Prof. Dr. Lauro Francisco Mattei

o        Prof. Dr. Mauricio Roque Serva de Oliveira

o        Prof. Dr. Renê Birochi

o        Prof. Dr. Sérgio Luís Boeira

o        Prof. Dr. Cristiano Desconsi

o        Prof. Dr. Eduardo Guedes Villar

5. Produção e Desenvolvimento: Desenvolvimento, pesquisa e inovação em sistemas da produção e seus impactos sobre o rumo do desenvolvimento socioeconômico. Reestruturação e internacionalização da produção. Novas formas de organização da produção. Novas técnicas gerenciais das empresas e mudanças no processo de trabalho. Sistemas de gestão e produção ambiental. Avaliação dos sistemas de produção e incremento da competitividade. Impactos territoriais, cadeias produtivas e suas consequências socioeconômicas.

Docentes:

o        Prof. Dr. André Luís da Silva Leite

o        Prof. Dr. Claudelino Martins Dias Júnior

o        Profª. Drª. Gabriela Gonçalves Silveira Fiates

o        Prof. Dr. Rogério Tadeu de Oliveira Lacerda

o        Prof. Dr. Silvio Antônio Ferraz Cário

o        Profª. Drª. Solange Maria da Silva