O curso de Mestrado

O Curso de Mestrado em Administração

Conforme o Regimento do Programa de Pós-Graduação em Administração, o curso de mestrado terá a duração mínima de 12 e máxima de 24 meses, com um mínimo de 30 créditos e correspondentes a 450 horas/aulas em disciplinas, dos quais 12 são obrigatórias, 12 são eletivas e 6 são referentes à Dissertação.

O “Estágio de Docência” constitui disciplina eletiva no currículo do Curso de Mestrado e o(a) aluno(a) poderá totalizar os créditos. Mais informações em página específica.

No primeiro ano de curso, o(a) aluno(a) deverá comprovar a proficiência na língua inglesa. Mais informações em página específica.

Disciplinas a serem cursadas no Mestrado em Administração

As disciplinas obrigatórias oferecidas no curso de Mestrado são:

Metodologia da Pesquisa em Administração – 60h (4 créditos)

Ementa: Ciência e tipos de conhecimento. Administração como conhecimento científico. Ideologia e ciência administrativa. A questão da objetividade e dos valores na ciência administrativa. Método científico e teoria: tipologia, conceitos e sistema conceptual.Tema e problema de pesquisa. Hipóteses e variáveis. Utilidades de diferentes tipos de design de pesquisa. Abordagens quantitativa versus qualitativa. A prática da pesquisa em Administração: o projeto de dissertação.

Teoria das Organizações – 60h (4 créditos)

Ementa: Relevância da teoria. Grupos, organizações e instituições. A organização burocrática: conceito e origem. O tipo Weberiano. Burocracia e sociedade. A crítica à burocracia. Emergência da teoria das organizações. Tipologias e organizações. Organizações como sistemas. Organizações como estruturas de ação. Organizações como arenas políticas. Valores e cultura organizacional. Estratégia, estrutura e tecnologia. Centralização e descentralização. Teorias do poder, controle e conflitos em organizações. Objetivos e desempenho organizacional. Organizações e ambiente. Teoria da decisão e organizações. O conceito de racionalidade. Decisão individual e decisão coletiva. Abordagens normativas e abordagens descritivas na teoria da decisão. Abordagens qualitativas: teorias comportamentais da decisão; teoria de decisão política; racionalismo, incrementalismo e “mixed scanning”. Abordagens quantitativas: pesquisa operacional e desenvolvimento recentes.

Análise Estatística – 60h (4 créditos)

Ementa: Descrição e exploração de dados. Mensuração de variáveis. Distribuições de probabilidade, modelos binomial e normal. Técnicas de amostragem. Estimação de média e proporção. Testes de hipóteses para média e proporção. Uso de um software de estatística para pesquisa em ciência administrativa. Análise de variância com um e dois fatores. Técnicas não paramétricas. Estudos de correlações. Análise de regressão linear simples e múltipla.

As disciplinas eletivas oferecidas no curso de Mestrado e/ou Doutorado são:

1. Finanças e Desenvolvimento Econômico:

Teoria Superior das Finanças – 60h (4 créditos)

Ementa: Os objetivos da administração financeira (histórico e tendências);  Epistemologia dos estudos em finanças; Metodologias de pesquisa em finanças;  Agenda de pesquisa em finanças; Operações no ambiente da gestão financeira corporativa

Avaliação de Investimento Multicritério – 60h (4 créditos)

Ementa: A decisão de investir. O Fluxo de caixa do projeto. A formação da taxa de desconto. Fundamentos de matemática financeira. Os métodos de análise de investimentos. A dinâmica dos métodos de análise de investimentos. Decisões de investimentos sobre restrição de capital. Avaliação de empresas. Medidas de criação de valor. Decisão de investimentos sob condições de risco. Avaliação multicritério.

Controladoria e Governança – 60h – (4 créditos)

Ementa: Histórico e conceito. Funções básicas da controladoria. Papel e importância da controladoria. Aspectos relacionados à coordenação do sistema de planejamento, controle, sistemas de informação, gestão de pessoas e organização. Configuração da Controladoria. Exigências técnicas e pessoais do controller (Controlling de Compra, Produção, Logística, Marketing, Bancos, Imóveis, Projetos e Controlling em médias empresas)

2. Gestão Universitária:

Gestão da Educação Superior – 60h – (4 créditos)

Ementa: O processo da gestão em Instituições de Ensino Superior. Administração estratégica. Processo decisório em universidades.  Funções e competências gerenciais.  Eficácia gerencial na universidade.  Mudança e resistência a mudanças. Campos de forças organizacionais.  Fatores organizacionais em Instituições de Ensino Superior.  Motivação e liderança em Instituições de Ensino Superior.

Elaboração de Projetos – 30h – (2 créditos)

Ementa: Projeto de Qualificação. Elementos e estrutura de um projeto de dissertação de mestrado. Adequação da estrutura ao objeto de pesquisa. Processo de elaboração do projeto. Preparação para apresentação e defesa do projeto para o exame de qualificação.

Gestão das Pessoas nas Universidades – 60h – (4 créditos)

Ementa: História e evolução da Gestão de Pessoas. Conceituação de Gestão de Pessoas. Processos de Gestão de Pessoas. Participação e “Empowerment” no Processo de Gestão Estratégica. Temas contemporâneos em gestão de pessoas. Gestão de Pessoas em Universidades Públicas. Gestão de Pessoas em Universidades. O desafio de repensar gestão de pessoas em universidades.

Gestão por Competências – 60h – (4 créditos)

Ementa: Conceitos de Gestão por Competências. Transição do CHA para Competências. A Gestão por Competências na área pública e privada. A Gestão de Competências nos subsistemas de Recursos Humanos: recrutamento e seleção por Competências; treinamento e desenvolvimento por Competências e Avaliação de Desempenho por Competências. Tendências sobre Gestão por Competências.

Fundamentos de aprendizagem colaborativa – 60h – (4 créditos)

Ementa: Aprendizagem organizacional. Aprendizagem colaborativa: conceituação. Fundamentos teóricos da Apremdozagem colaborativa: sócio construtivismo e sócio interacionismo. Aprendizagem Situada. Aprendizagem Informal.

Universidade e Desenvolvimento Local- – 60h – (4 créditos)

Ementa: A função da Universidade em contextos globalizados e de mudanças organizacionais contínuas; compromissos da Universidade com o desenvolvimento local, regional e nacional; pesquisa e pós-graduação e articulações com o segmento empresarial; políticas governamentais para C&T; transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos e desenvolvimento local; universidade e suas relações com a sociedade organizada; perspectivas e tendências das ações universitárias para o desenvolvimento local, sob a ótica das abordagens acadêmica, empresarial e governamental; Universidade e responsabilidade social.

3. Marketing e Estratégia nas Organizações:

Tópicos avançados em estratégia organizacional – 60h – (4 créditos)

Ementa: Evolução e conceitos de estratégia. Os processos micro-organizacionais na formação e implementação da estratégia. As escolas do pensamento estratégico. Processos, políticas e gestão da estratégia no contexto organizacional. O papel do middle manager no contexto estratégico. A estratégia como prática (strategizing). A escolha estratégica.

Estratégias Organizacionais – 60h – (4 créditos)

Ementa: Evolução e conceitos de estratégia. Os processos micro-organizacionais na formação e implementação da estratégia. As escolas do pensamento estratégico. Processos, políticas e gestão da estratégia no contexto organizacional. O papel do middle manager no contexto estratégico. A estratégia como prática (strategizing). A escolha estratégica.

Teorias em Marketing – 60h – (4 créditos)

Ementa: Perspectiva histórica do desenvolvimento do Marketing. Evolução do pensamento em Marketing. Conceitos centrais em Marketing. Os desdobramentos teóricos mais recentes relacionados ao Marketing.

Comportamento do consumidor – 60h – (4 créditos)

Ementa: Fundamentos do comportamento do consumidor. Modelos de Processamento da Informação. Propaganda. Marca. Modelo do Processo de Decisão de Compra. Influências ambientais, diferenças individuais e processos psicológicos como influenciadores do comportamento do consumidor. Tendências futuras das pesquisas e tecnologias para o estudo do Comportamento do Consumidor.

Marketing de Varejo e Serviços – 60h – (4 créditos)

Ementa: Elementos conceituais, classificação e contextualização. Gestão do varejo e de serviços. Qualidade. Ambientes e encontros de varejo e de serviços. Relacionamento, fidelidade, falhas e recuperação no varejo e em serviços. Comportamento do consumidor no varejo e em serviços.

Branding – 60h – (4 créditos)

Ementa: Marketing mix; Marketing x Ética empresarial; Tipos de marcas; Brand Equity; A transição do marketing para o branding; O que é Branding?; Posicionamento, missão, visão e valores de uma marca; Identidade de marca; Branding cultural; Marca multisensorial; Arquitetura de marca; Branding no ambiente digital; Estratégias de marca: marca e responsabilidade social

Métricas em Marketing – 60h – (4 créditos)

Ementa: O papel das informações na gestão de marketing. Importância e finalidade da Pesquisa em Marketing, nos seus aspectos teóricos e práticos. Método científico e pesquisa em marketing. Definição do problema de pesquisa de marketing e desenvolvimento de abordagem. Pesquisa exploratória, descritiva e causal. Mensuração e escalonamento. Técnicas de coleta e análise de dados. Métricas de Marketing.

Seminário Tendências e Inovação – 60h – (4 créditos)

Ementa: 3C’s: Cultura, Comportamento e Consumo. Bases de captação de tendências. Triangulação Cultural: Trends, Market e Consumer. MOOD: Moda, Observação, Orientação e Design. Memética, conexões linkadas e os vírus da mente. A nova era da inovação: N=1 e R=G.

4. Organizações e Sociedade:

Novas Formas Organizacionais – 60h – (4 créditos)

Ementa: Tipologia de organizações; Organizações burocráticas; Empresarização; Formas organizacionais flexíveis; Isonomias; Organizações voluntárias; Dimensões de análise: ambiente, estrutura e cultura organizacional. Analisar as concepções existentes em torno dos novos modelos organizacionais e a sua relação com a burocracia, a empresarização e a flexibilidade.

Reestruturação Produtiva e Mudanças no Trabalho –  60h – (4 créditos)

Ementa: Distintas abordagens sobre o trabalho. Conceitos básicos e principais indicadores do mercado de trabalho. Mudanças no padrão de acumulação em massa e de acumulação flexível no pós-guerra. Terceira revolução industrial. Reestruturação produtiva e as novas formas organizacionais das empresas. Novas formas de relações de trabalho e de gestões da mão-de-obra. Mudanças e tendências recentes dos sistemas de trabalho. Formação e estruturação do mercado de trabalho no Brasil. Principais indicadores de emprego e desemprego no Brasil.

Métodos Qualitativos de Pesquisa – 60h – (4 créditos)

Ementa: Introdução a aspectos históricos, epistemológicos e teóricos da pesquisa qualitativa. Abordagem dos principais métodos, técnicas ou estratégias. Problematização de projetos de pesquisa segundo a perspectiva qualitativa e metacognitiva.

Sociologia Econômica – 60h – (4 créditos)

Ementa: As fronteiras entre a economia e as ciências sociais, que nos autores clássicos sempre foram confundidas, estão sendo novamente colocadas em questão. Por um lado, na economia, as escolas neo-clássica, neo-institucional e evolucionista, cada uma a seu modo, avançam no terreno tradicional das ciências sociais – instituições, organizações, convenções. Por outro lado, a sociologia incorpora o mercado como objeto legítimo de reflexão na consolidação da área de sociologia econômica ou sociologia da vida econômica. A disciplina analisará as convergências e divergências que surgem a partir desta aproximação, examinando os seguintes temas: comportamento econômico e racionalidade, organizações, instituições, convenções, mercados, valores e consumo.

Sociedade, Meio Ambiente e Desenvolvimento – 60h – (4 créditos)

Ementa: A crise do meio ambiente: contexto histórico, social e político; Relação sociedade e meio ambiente; As críticas do ambientalismo; Desenvolvimento Sustentável – conceitos e implicações para a sociedade e organizações; Desenvolvimento ecológico; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Social; Globalização e Políticas Públicas no contexto da Sustentabilidade; Elementos de Política Ambiental; Instrumentos de Regulação e Controle x Instrumentos.

5. Produção e Desenvolvimento:

Simulação Gerencial – 60h – (4 créditos)

Ementa: A atividade de simulação como um processo de aprendizado vivencial em gestão; – Funções gerenciais e interdependência sistêmica; – A instrumentalização da gestão organizacional a partir de uma análise teórico-prática; – Aplicabilidade da pesquisa aplicada a partir de aprendizado vivencial em ambiente simulado.

Gestão da Inovação – 60h – (4 créditos)

Ementa: Inovação: conceitos e classificações. Processo de inovação: abordagens estratégicas e suas etapas. Fontes de inovação. Ambiente organizacional promotor da inovação. Sistema de Inovação. Mecanismos de fomento.

Organização Industrial e Competitividade – 60h – (4 créditos)

Ementa: Fundamentos Microeconômicos. Estruturas de mercado. Barreiras à entrada e interdependência estratégica. Crescimento da firma. Teoria dos custos de transação. Modelos de Análise de Mercado. Modelos de concorrência. Análise do Posicionamento Estratégico. As fontes da vantagem competitiva. Modelos de competitividade. Desempenho competitivo.

Gestão de Startups, Empresas de Base Tecnológica e ambientes dinâmicos– 60h – (4 créditos)

Ementa: Paradigmas de decisão em ambientes dinâmicos. Contexto de negócios em Startups, Empresas de Base Tecnológica e ambientes dinâmicos. Sistemas gerenciais em ambiente dinâmicos. Gestão de Projetos. Gestão de Processos. Avaliação de Desempenho. Desenvolvimento de novos produtos. Novas abordagens de administração.