Núcleos de Pesquisa
Grupos de Pesquisa
INPEAU – O Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária
O grupo tem como objetivos gerar, disseminar e preservar o conhecimento científico e tecnológico desenvolvido na área de Administração Universitária, visando a construção de um moderno sistema de educação superior.
Coordenador: Pedro Antônio de Melo.
NECAT – Núcleo de Estudos de Economia Catarinense
O NECAT tem como objetivos a promoção do ensino, da pesquisa e da extensão sobre temas relativos ao desenvolvimento socioeconômico catarinense no âmbito da UFSC. Tal objetivo será materializado através de uma série de atividades, destacando-se: oferta de cursos regulares sobre economia catarinense na modalidade de disciplina optativa; organização de eventos, seminários e palestras sobre temas articuladores do desenvolvimento sócio-econômico catarinense; realização de pesquisas específicas por partes dos integrantes do núcleo; elaboração de textos, artigos e livros sobre a socioeconomia catarinense; orientação de monografias, dissertações e teses sobre temas relativos à economia catarinense; e participação em fóruns governamentais e empresariais que discutem a realidade e os desafios do desenvolvimento de Santa Catarina. www.necat.ufsc.br
Coordenador: Lauro Francisco Mattei.
NEEGES: Núcleo de Estudos em Estratégia, Gestão e Sustentabilidade
Este grupo desenvolve pesquisas com diferentes abordagens teóricas e metodológicas, incluindo temáticas que se relacionam ao ambiente interno e externo às organizações, dentro das seguintes linhas: a)processos, políticas e gestão da estratégia no contexto organizacional; b)Sustentabilidade. Os resultados dos estudos do grupo são evidenciados na participação em congressos científicos de referência e publicação em periódicos avaliados pela CAPES. O grupo agrega pesquisas de iniciação científica, dissertações e teses.
Coordenadora: Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8016758347912780
NEFIC – Núcleo de Economia e Finanças Comportamentais
Esta linha de pesquisa analisa o comportamento individual e em grupo frente à tomada de decisão sob risco, tendo como instrumentos a teoria de prospecto de Kahneman e Tverski (1979), a teoria da utilidade realizada de Barberis e Xiong (2012), entre outros enfoques. Interesse recente é o estudo da transmissão de heurísticas e vieses através de redes sociais, novo campo de estudos denominado de “social finance”.
Coordenador: Newton Carneiro Affonso da Costa Junior.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/949744231397898357692
NICO – Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística
O NICO desenvolve estudos e atividades de Inteligência Competitiva Organizacional na área de marketing e logística das organizações públicas e privadas, especialmente em marketing de relacionamento e comportamento do consumidor. Os estudos estão centrados nas Estratégias Mercadológicas e na Logística de Mercado; Comportamento do Consumidor; Valor e Relevância de Marcas; e, Sistema de Informação de Marketing como diferenciais competitivos das organizações.
Coordenadores: Rudimar Antunes da Rocha, Martin de La Martinière Petroll e Marco Antonio de Moraes Ocke e Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda.
NUPERH – Núcleo de Pesquisas em Recursos Humanos
Observatório da Realidade Organizacional
O Observatório é um grupo interinstitucional do qual a UFSC faz parte, estando hoje ligado também às unidades existentes na Universidade Federal de Pernambuco (onde foi fundado no ano de 2000) e Universidade Federal de Alagoas. O grupo propõe-se a trabalhar discussões sobre organizações, políticas públicas e desenvolvimento, especificamente buscando identificar diferentes práticas organizativas no campo das organizações e refletir a respeito das diferentes perspectivas sobre desenvolvimento e seus impactos no contexto brasileiro. O Grupo mantém as seguintes temáticas de pesquisa: formas organizacionais alternativas, políticas e gestão cultural, inovação social.
Coordenadora: Helena Kuerten de Salles Uglione.
Observatório de Mobilidade Urbana da UFSC
O Observatório de Mobilidade Urbana da é um grupo multidisciplinar devotado à análise e discussão de políticas públicas de mobilidade urbana. O grupo é aberto à discussão e participação de professores, técnicos e estudantes interessados em temas relacionados à mobilidade. O Observatório surgiu a partir do desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis – PLAMUS, desenvolvido entre 2014/2015 pelo Governo do Estado de Santa Catarina, e cujos resultados geraram diagnósticos e diretrizes para Região Metropolitana de Florianópolis.
Coordenador: prof. Bernardo Meyer.
https://observatoriodamobilidadeurbana.ufsc.br/sobre/.
ORD – Núcleo de Pesquisa em Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento
O Núcleo ORD tem como objetivos gerar, disseminar e intercambiar conhecimentos no campo das ciências da gestão e das organizações, na perspectiva da ação coletiva visando a transformação social pelo fortalecimento da democracia, da equidade social e do desenvolvimento socioambiental. Suas linhas de pesquisa são: Governança ambiental, gestão e ação coletiva; Epistemologia e sociologia da ciência da administração; Racionalidade nas organizações; Desenvolvimento, gestão e organizações; Organizações, complexidade e representações sociais.
Coordenador: Prof. Mauricio Serva.
Strategizing: Social Practices & Processes
A partir do entendimento que a estratégia é realizada em um nível micro, mas, também carrega todos os significados, modelos, ferramentas, valores etc., os quais são compartilhados em nível macro (Golsorkhi, Seidl, Rouleau, & Vaara, 2015), o fenômeno da estratégia pode ser compreendido a partir de: (i) diversas abordagens onto-epistemológicas, (ii) diferentes teorias, concepções, conceitos sociológicos e organizacionais, e (iii) procedimentos metodológicos inovadores e aproximações não-tradicionais. Assim, nosso interesse de pesquisa é investigar temáticas, concepções e aproximações relacionadas: (i) às práticas desenvolvidas pelos diferentes praticantes e profissionais da estratégia, por exemplo, gerentes de nível médio (middle managers) como articuladores do fazer estratégico; (ii) ao papel das rotinas na articulação de processos e de práticas do strategizing; (iii) à dimensão sociomaterial e a participação de elementos não-humanos no strategizing; (iv) aos elementos de linguagem envolvidos (discursos, narrativas, retórica, vocabulários); (v) às iniciativas e às práticas no parodoxo entre abertura e fechamento do fazer estratégico (open strategizing); (vi) à processualidade (strong view) e a temporalidade do fenômeno; (vii) ao papel da história e da memória no fazer da estratégia; (viii) ao strategizing em contextos institucionais híbridos, extremos, pluralísticos e/ou espaços digitais; (ix) à outras aproximações e interações teóricas para iluminar o fazer da estratégia. Nos dedicamos a pensar problemas de pesquisa que possam (re)discutir as lógicas e pressupostos dominantes da área de estratégia sob ângulos próprios e idiossincráticos da realidade brasileira. O Grupo S:SP&P vem apresentando resultados de pesquisa por meio de dissertações, teses e artigos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais. Coordenadoras: Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda (UFSC) e Natália Rese (UFPR).
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/220600.