Orientações para exame de qualificação e defesa da tese

• QUALIFICAÇÃO DO PROJETO DE TESE DE DOUTORADO

O aluno de doutorado, que ingressou no PPGA após 2018, deverá submeter-se e ser aprovado em exame de qualificação até o vigésimo sexto (26º) mês do ingresso no curso.

As bancas examinadoras de qualificação serão constituídas pelo presidente (orientador) e por no mínimo três membros titulares, sendo ao menos um deles externo à Universidade. Podem ser examinadores (I) Professores credenciados no programa; (II) Professores de outros programas de pós-graduação afins; (III) Profissionais com título de doutor ou de notório saber. Além dos titulares é necessário indicar no requerimento um suplente interno (docente do PPGA) e um suplente externo (sem vínculo com a UFSC).

O doutorando, o presidente e os membros titulares poderão participar da banca de exame de qualificação por meio de sistemas de interação áudio e vídeo em tempo real. Para as bancas presenciais a secretaria agendará a sala para o exame de qualificação, e para a defesa em formato virtual o link deverá ser indicado no requerimento.

Procedimentos para a Qualificação:

1. O orientador deverá preencher o requerimento com as informações da banca encaminhando-o para o PPGA com, no mínimo, 15 (quinze) dias de antecedência.
  2. A Secretaria do PPGA abrirá processo, e a coordenação submeterá o pedido à aprovação do Colegiado do Programa.
  3. O aluno fica responsável por entregar cópia do trabalho aos membros da banca.
  4. A Secretaria do PPGA enviará por e-mail a portaria de designação aos membros da banca, e a ATA do exame de qualificação e a lista de presença para o orientador.
  5. Após o término da qualificação, o orientador devolverá ao PPGA os documentos da banca.
  6. Após o recebimento dos documentos, a Secretaria do PPGA realizará o registro no CAPG e atualizará as presenças dos participantes ouvintes.

Obs.: As assinaturas da ATA do exame de qualificação e da lista de presença devem ser feitas pelo assina UFSC.

Formulários:

Solicitação de exame de qualificação de tese

Formulário membro externo

• DEFESA DA TESE DE DOUTORADO

O curso de doutorado terá a duração mínima de dezoito (18) e máxima de quarenta e oito (48) meses.

Sendo assim, o(a) aluno(a) deverá ir para a banca de defesa de doutorado em até 48 meses do início do seu curso no PPGA. Isso significa que a data da banca deverá estar dentro dos 48 meses.

As bancas de defesa serão constituídas pelo presidente (orientador) e por no mínimo três membros titulares, sendo ao menos um deles externo à Universidade. Podem ser examinadores (I) Professores credenciados no programa; (II) Professores de outros programas de pós-graduação afins; (III) Profissionais com título de doutor ou de notório saber. Além dos titulares é necessário indicar no requerimento um suplente interno (docente do PPGA) e um suplente externo (sem vínculo com a UFSC).

Obs.:

1 – O aluno com índice de aproveitamento inferior a sete (7,0) não poderá submeter-se à defesa de trabalho de conclusão de curso.

2 – O aluno deve apresentar antes da banca documento comprobatório de submissão de dois (2) artigos científicos distintos, sendo pelo menos um (1) destes aprovados para publicação.

Procedimentos para a Defesa:

4. A Secretaria do PPGA enviará por e-mail a portaria de designação aos membros da banca, e a ATA de defesa e a lista de presença para o orientador.
  5. Após o término da defesa, o orientador devolverá ao PPGA os documentos da banca juntamente com a gravação.

Obs.: As assinaturas da ATA de defesa e da lista de presença devem ser feitas pelo assina UFSC.

Formulários:

Solicitação de banca de defesa de tese

Formulário membro externo

Relatório CAPES