Qualificação do Projeto e Defesa da Tese de Doutorado

Qualificação do projeto de Tese de Doutorado

Tanto a qualificação do projeto de Tese quanto a defesa da Tese são obrigatórias.

Para alunos de Doutorado ingressantes no PPGA a partir de 2018, estes devem seguir o Art 55º do Regimento do PPGA de 2017, ou seja, ser aprovado em exame de qualificação até o 26º mês de curso.

Para alunos de Doutorado ingressantes no PPGA antes de 2018, estes devem seguir o Art 69º do Regimento do PPGA 2010, ou seja, ser aprovado em exame de qualificação até o 30º mês de curso.

Procedimentos para a Qualificação:

1. O orientador faz o contato com os professores convidados para a banca (no mínimo 3 membros titulares, sem contar o próprio orientador, sendo, destes 3 membros, ao menos 1 externo ao PPGA), define data e horário compatíveis a todos e preenche o formulário de solicitação de banca e o formulário com as informações do Membro externo da banca, encaminhando ao PPGA com, no mínimo, 15 (quinze) dias de antecedência.
  2. O aluno fica responsável por entregar cópia do trabalho aos membros da banca.
  3. O PPGA enviará, por e-mail, aos membros da banca a carta convite, informando local e horário.
  4. A reserva da sala de aula para a qualificação fica a cargo do PPGA.
  5. O PPGA fornecerá a pasta da qualificação, que será entregue ao orientador, ao início da apresentação contendo a ata e as declarações de participação do orientador e dos membros titulares.
  6. Após o término da qualificação, o orientador devolverá a pasta ao PPGA, para arquivamento da ata e lançamento no CAPG, do resultado do exame de qualificação.

Formulários:

Solicitacao de banca de qualificacao de Doutorado

Formulário-Dados-Prof.-Externo

Defesa da Tese de Doutorado

O curso de doutorado terá a duração mínima de dezoito (18) e máxima de quarenta e oito (48) meses.

Sendo assim, o(a) aluno(a) deverá ir para a banca de defesa de doutorado em até 48 meses do início do seu curso no PPGA. Isso significa que a data da banca deverá estar dentro dos 48 meses.

Obs.: O aluno com índice de aproveitamento inferior a sete (7,0) não poderá submeter-se à defesa de trabalho de conclusão de curso.

Procedimentos para a Defesa:

1. O orientador faz o contato com os professores convidados para a banca (no mínimo 3 membros titulares, sem contar o próprio orientador, sendo, destes 3 membros, ao menos 1 externo à UFSC), define data e horário compatíveis a todos e preenche o formulário de solicitação de banca, formulário com as informações do Membro externo da banca e o relatório CAPES, encaminhando-os ao PPGA com, no mínimo, 15 (quinze) dias de antecedência.
  4. A reserva da sala de aula para a defesa fica a cargo do PPGA.
  5. O PPGA fornecerá a pasta da defesa, que será entregue ao orientador, ao início da apresentação contendo a ata e as declarações de participação do orientador e dos membros titulares.
  6. Após o término da defesa, o orientador devolverá a pasta ao PPGA, para arquivamento da ata e lançamento no CAPG, do resultado da defesa.
  7. Após a defesa, o aluno receberá declaração de defesa e ofício com orientação quanto à entrega da versão final e registro do diploma.

Formulários:

Solicitacao de banca de defesa de Doutorado

Formulário-Dados-Prof.-Externo

Relatório CAPES

Demais informações pertinentes sobre a banca de defesa:

• A presidência da banca de defesa, que poderá ser exercida pelo orientador ou coorientador, será responsável pela condução dos trabalhos e, em casos de empate, exercer o voto de minerva.
  • Membros da banca examinadora poderão participar por meio de sistemas de interação áudio e vídeo em tempo real (inclusive para a banca de qualificação).
  • A decisão da banca examinadora será tomada pela maioria de seus membros, podendo o resultado da defesa ser:
    • I – aprovada a arguição e a versão do trabalho final para defesa sem alterações (o estudante deverá entregar versão definitiva da dissertação ou tese, no prazo de até trinta (30) dias da defesa);
    • II – aprovada a arguição com modificações de aperfeiçoamento na versão final do trabalho apresentado na defesa (a presidência deve incluir um documento, anexo à ata de defesa, explicitando as modificações exigidas na versão do trabalho final, assinado pelos membros da banca. As modificações de aperfeiçoamento deverão ser aprovadas pelo orientador e por todos os membros da banca em até dez (10) dias do prazo final, respeitando o documento citado e a entrega da versão final já corrigida deverá ser feita no prazo máximo de sessenta (60) dias, contados a partir da data da defesa;
    • III – aprovada a arguição, condicionando a aprovação da defesa às modificações substanciais na versão do trabalho final (a presidência deve incluir um documento, anexo à ata de defesa, explicitando as modificações exigidas na versão do trabalho final, assinado pelos membros da banca). As modificações substanciais deverão ser aprovadas pelo orientador e por todos os membros da banca em até dez (10) dias do prazo final, respeitando o documento citado e a entrega da versão final já corrigida deverá ser feita no prazo máximo de noventa (90) dias, contados a partir da data da defesa;
    • IV – reprovado, na arguição e/ou no trabalho escrito.