Concessão do Grau de Mestre

Conforme o Regimento do Programa de Pós-Graduação em Administração, será considerado aprovado no Curso de Mestrado, com consequente direito ao grau de Mestre em Administração, o aluno que satisfizer os seguintes requisitos:

I – obtiver um número mínimo de trinta (30) créditos, incluindo vinte e quatro (24) créditos em disciplinas e seis (6) créditos referentes à dissertação;

II – obtiver média global nas disciplinas não inferior a sete (7,0);

III – apresentar e defender com êxito sua dissertação, nas condições estabelecidas no Regimento do PPGA;

IV – apresentar documento comprobatório de submissão de um (1) artigo científico antes de sua banca de defesa conforme resolução

IMPORTANTE: conforme Regimento Interno do PPGA de 2010, Capítulo V – Art. 82, IV: “apresentar documento comprobatório de submissão de um artigo científico em periódico classificado no Qualis”. Portanto, por enquanto, aqueles que defenderam sua dissertação, deverão seguir esta informação.

Em breve haverá novos critérios para este item.

V – ter participado de, no mínimo, cinco (5) sessões de exames de qualificação e/ou de defesas de dissertações ou teses, sendo no mínimo 60% do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UFSC.

Fará jus ao título de Mestre ou Doutor o aluno que satisfizer, nos prazos previstos, as exigências do Regimento do PPGA e da Resolução Normativa nº 95/Cun/2017.

Cumpridas todas as formalidades necessárias à conclusão do curso, a Coordenação dará encaminhamento ao pedido de emissão do diploma, segundo orientações estabelecidas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Emissão do Diploma

Após a defesa da dissertação ou tese, realizadas as alterações necessárias (se houver) conforme o resultado da defesa da dissertação ou tese (aprovação sem alterações – 30 dias; aprovação com modificações de aperfeiçoamento – 60 dias; aprovação com modificações substanciais – 90 dias) e a autorização do orientador para a impressão de sua versão definitiva, o aluno deverá entregar, no prazo acima (30 dias ou 60 dias ou 90 dias), os seguintes documentos para efetivação do pedido de expedição do diploma de Mestre ou Doutor em Administração:

A) Para a secretaria do PPGA:

1. cópia autenticada da carteira de identidade civil (RG), caso a secretaria do PPGA não a tenha. Em se tratando de estrangeiro, deverá ser apresentada a cédula de identidade de estrangeiro permanente, caso a secretaria do PPGA não a tenha. Caso o estudante não a possua, deverá apresentar (a) a cédula de identidade de estrangeiro temporário, com validade não expirada e (b) a cédula de identidade do país de origem. A cédula de identidade de estrangeiro temporário poderá ser substituída pela cópia do visto temporário – item IV, contido no passaporte, que comprove situação regular no país durante a realização do curso;
  2. cópia autenticada da certidão de casamento (ou de nascimento, no caso de solteiros), caso a secretaria do PPGA não a tenha. Não deverá haver divergência entre o nome constante no documento de identidade e a certidão de casamento. Em caso de divórcio e retorno ao uso do nome de solteiro(a), deverá ser apresentada a referida averbação;
  3. cópia autenticada do diploma de graduação para títulos de mestrado e graduação e mestrado para título de doutorado, caso a secretaria do PPGA não a tenha. O diploma deverá conter a informação sobre o ato de reconhecimento do curso e a data de publicação do mesmo no Diário Oficial. Em caso de diploma expedido por instituição estrangeira, o mesmo deverá ser visado pelo Consulado do Brasil no país emissor e o aluno deverá anexar comprovação, expedida pela universidade de origem, informando que o curso teve duração mínima de 2.700 horas;
  4. 1 (um) CD-ROM contendo: a) cópia da versão eletrônica da dissertação, editada em formato PDF e gravada em um único arquivo; b) cópia da versão eletrônica do resumo e palavras-chave da dissertação, em formato Word; c) cópia da versão eletrônica da atualização do cadastro discente, em formato Word (Atualizacao_Cadastro_Discente PPGA); d) cópia da versão eletrônica do relatório Capes, em formato Word (Relatorio_CAPES).

B) Para a Biblioteca Universitária:

• Para informações das exigências da BU, acesse:

Depósito legal de teses e dissertações