Área de concentração e linhas de pesquisa

A concepção de pesquisa do PPGA-UFSC pode ser vista de uma visão sistêmica.  Os insumos são formados por um conjunto de capacitações e competências essenciais, com destaque para o Projeto Pedagógico (Área de Concentração, Linhas de Pesquisa e Projetos) e o Corpo Docente.

A ligação entre a Área de Concentração, as Linhas de Pesquisa e os Projetos leva em consideração todos os parâmetros de desempenho definidos pela CAPES.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

ORGANIZAÇÕES, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO

Uma vez que as organizações se constituem nas unidades sociais dominantes no mundo moderno, passando a ter papel central nos processos de desenvolvimento nas suas diferentes abordagens (econômica, cultural, humana, local sustentável, etc.). Assim, a preocupação na Área envolve o estudo de diferentes abordagens teórico metodológico aplicado na compreensão das relações estabelecidas entre as organizações, sua gestão, os efeitos de suas práticas, considerando diversas perspectivas de desenvolvimento. Privilegia a produção de estudos teórico-empíricos enfatizando a teoria, política e prática que possibilite compreender os determinantes do desenvolvimento da sociedade. Engloba ainda estudos relacionados a avaliação de empresas na perspectiva econômico-financeira, considerando-se diferentes atores interessados, bem como, o comportamento dos mercados capitais. Buscam-se reflexões a respeito dos novos modelos de gestão e organização do trabalho e seus impactos no desenvolvimento socioeconômico das localidades.

LINHAS DE PESQUISA

A seguir apresenta-se o descritivo das cinco linhas de pesquisa do PPGA:

1. Finanças e Desenvolvimento Econômico: Desenvolvimento de análises da conjuntura econômica e inferência sobre comportamentos esperados. Aplicação de modelos econômicos, estatísticos e econométricos aos mercados financeiro e de capital. Finanças empíricas. Modelos multivariados e alternativos de equilíbrio sob incerteza. Decisões de portfólio.

o        Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz

o        Prof. Dr. José Alonso Borba

o        Prof. Dr. Marcus Vinicius Andrade de Lima

o        Prof. Dr. Newton Carneiro Affonso da Costa Jr.

o        Prof. Dr. Rogério João Lunkes

1. Produção e Desenvolvimento: Desenvolvimento, pesquisa e inovação em sistemas da produção e seus impactos sobre o rumo do desenvolvimento socioeconômico. Reestruturação e internacionalização da produção. Novas formas de organização da produção. Novas técnicas gerenciais das empresas e mudanças no processo de trabalho. Sistemas de gestão e produção ambiental. Avaliação dos sistemas de produção e incremento da competitividade. Impactos territoriais, cadeias produtivas e suas consequências socioeconômicas.

o        Prof. Dr. André Luís da Silva Leite

o        Prof. Dr. Claudelino Martins Dias Júnior

o        Profa. Dra. Gabriela Gonçalves Silveira Fiates

o         Profa. Dra. Marilda Todescat

o        Prof. Dr. Rogério Tadeu de Oliveira Lacerda

o        Prof. Dr. Rolf Hermann Erdmann

o        Prof. Dr. Silvio Antônio Ferraz Cário

1. Organizações e Sociedade: Relações entre organizações e sociedade, considerando principalmente questões referentes ao desenvolvimento. Destacam-se os seguintes temas: campos organizacionais, relação de poder, novas formas organizacionais, cultura nacional e organizacional, organizações e meio ambiente, transformações no trabalho, organizações e desenvolvimento territorial sustentável, economia social e/ou solidária, estudos organizacionais contemporâneos, estudos críticos em administração, isonomia, fenonomia, política cognitiva, síndrome comportamentalista, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, dilemas paradigmáticos e enfoques da complexidade, turismo e desenvolvimento, gestão social, organizações não governamentais, gestão de organizações culturais, análise pragmática das organizações, inovações sociais.

o        Profa. Dra. Eloise Helena Livramento Dellagnelo

o        Prof. Dr. Fernando Guilherme Tenório

o        Prof. Dr. Hans Michael van Bellen

o        Prof. Dr. Lauro Francisco Mattei

o        Prof. Dr. Luís Moretto Neto

o        Prof. Dr. Mauricio Roque Serva de Oliveira

o        Prof. Dr. Renê Birochi

o        Prof. Dr. Sérgio Luís Boeira

o        Profa. Dra. Suzana da Rosa Tolfo

1. Marketing e Estratégia nas Organizações: Estuda as interfaces de marketing e estratégias organizacionais com a sociedade e no desenvolvimento competitivo do mercado. As prioridades são as análises das técnicas estratégicas mercadológicas, comportamento do consumidor, marketing de varejo e serviços, marcas, epistemologia do marketing e tipologias de estratégias organizacionais em suas diversas aplicações.

o        Prof. Dr. Luiz Salomão Ribas Gomez

o        Prof. Dr. Martin de La Martinière Petroll

o        Prof. Dr. Maurício Fernandes Pereira

o        Profa. Dra. Rosália Aldraci Barbosa Lavarda

o        Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha

1. Gestão Universitária: As instituições de educação superior, com destaque às universidades, constituem–se de sistemas educacionais de extrema relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, nos cenários nacional e internacional. A gestão destas instituições é tema de discussão permanente, especialmente a partir de sua expansão e interiorização no País. Em ambientes dinâmicos e de pluralidade de ideias, que promovem mudanças continuamente, como é o caso das universidades, a gestão profissional fortalece a busca por alternativas no ato de gerenciar fundamentado em ações estratégicas e de avaliação permanente.

o        Prof. Dr. Alexandre Marino Costa

o        Profa. Dra. Andressa Sasaki Vasques Pacheco