Apresentação

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO – UFSC

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem como objetivo geral a formação de Mestres e Doutores comprometidos com o avanço do conhecimento para o exercício de atividades de pesquisa, ensino e de extensão em Administração. Todas as atividades voltadas para o campo de estudos da Administração e da gestão de organizações públicas, privadas e da sociedade civil.

De forma específica, o Programa de Pós-Graduação em Administração tem como foco: (1) desenvolver a mentalidade crítica e renovada de modo a ampliar concepções políticas, filosóficas e epistemológicas da gestão de organizações, considerando a tendências de mudança na sociedade moderna; (2) estimular e subsidiar a realização de pesquisas que reflitam a preocupação com o desenvolvimento administrativo-organizacional de instituições públicas, privadas e do terceiro setor; e (3) formar profissionais, com visão interdisciplinar e transcultural, para o exercício da pesquisa, do magistério superior e da gestão de organizações.

O Curso de Mestrado em Administração foi criado em 1978 e o Curso de Doutorado em Administração em 2008 pela Universidade Federal de Santa Catarina, ambos são credenciados pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e constituem o Programa stricto sensu de Pós-graduação em Administração da UFSC (PPGA-UFSC). A qualidade do programa é reconhecida pelos principiais órgãos de fomento à pesquisa no Brasil. O PPGA oferece infraestrutura adequada, além das facilidades de que a UFSC dispõe para apoiar efetivamente as atividades de ensino e pesquisa de seus pesquisadores, professores e estudantes.

O programa é filiado a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e orienta-se em linhas gerais, às exigências do Conselho Nacional de Educação, às diretrizes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e ao Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação da UFSC (Res. 095/CUN/2017). A organização do programa visa conciliar a formação específica dos professores com os interesses de pesquisa dos mestrandos e doutorandos, num programa centrado no desenvolvimento da mentalidade administrativa crítica e renovada, voltada para a investigação do fenômeno organizacional.

 

MISSÃO DO PPGA

Formar recursos humanos com a capacidade de laboração científica e análise crítica, canalizando-a para a pesquisa, à docência e as atividades profissionais na área de Administração.

 

VISÃO DO PPGA

Ser reconhecido como modelo em Pós-graduação para o avanço e transformação do conhecimento na área de Administração.

 

Em termos econômicos e tecnológicos, O PPGA contribui para o desenvolvimento regional e nacional por meio dos resultados das pesquisas desenvolvidas e da formação de recursos humanos. Como exemplo, desse impacto cita-se os 19 grupos de pesquisas, criados, desenvolvidos e consolidados durante os 38 anos de existência do programa, vinculados ao PPGA que participam, além dos docentes e discentes do PPGA, professores e alunos das graduações da UFSC de outras instituições nacionais e internacionais.